Zoopedia: Louva-a-Deus

    Todo mundo já viu ou pelo menos já ouviu falar desse carinha., mas será que todos realmente conhecem o louva-a-Deus? Esse inseto nunca recebeu o destaque merecido, mas sempre possuiu uma importância enorme para diversos ecossistemas terrestres.

fly animated GIF    Seu nome remete á sua famosa posição corporal: as patas dianteiras em formato curvado semelhante á uma pessoa orando. O que poucos sabem é que essas mesmas patas raptoriais são dotadas de pequenos espinhos para facilitar a captura de presas. Mesmo sem possuir veneno, o louva-a-Deus possui um dos ataques mais mortais do Reino Animal. Chega a capturar presas de 3 vezes o seu tamanho!


   Outra caraterística que merece destaque é sua capacidade avantajada de voo. Essa característica representou um importante elo evolutivo, possibilitando-o desviar de morcegos e pássaros enquanto voa!


     Durante o período fértil da fêmea, o macho realiza o ritual conhecido como corte e após a fertilização é muitas vezes, devorado pela parceira em um ritual conhecido como canibalismo! É possível ver muitos machos fugindo após  a liberação dos espermas para tentar salvar sua vida do ataque da fêmea bem maior. Após o coito, a fêmea deposita centenas de ovos em cápsulas no chão ou em folhas, protegendo-os de predadores.

    Existem mais de 2000 espécies de louva-a-Deus, cada uma com seu papel  na cadeia alimentar e com suas próprias características. Todas são importante para o equilíbrio do meio em que vivem. Um fato interessante é seu uso nas lavouras com bio-inseticidas, uma vez que ajudam no controle de pragas para as lavouras. Alimentam-se de moscas, mosquitos e outros insetos que poderiam prejudicar as plantações e até transmitir doenças aos animais maiores e aos seres humanos.

animal animated GIF

2 comentários:

  1. Eu também sou um grande fã de animais diversos,de preferencia os anfibios e repteis.
    Vi o seu blog pela PBN. Também pretendo montar um blog de contos diversos(de terror,suspense,poderes,e ate sobre pokemon.)ainda estou escrevendo os contos,quando tiver bastante eu faço o blog.
    Continue com o blog no ar cara,e se você me permite sugerir,eu queria que você falasse sobre as salamandras nos próximos postes.
    VLW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo incentivo! O próximo post será das salamandras então! :)

      Excluir